“Future Bus”

A Mercedes Benz desenvolveu um autocarro autónomo, o Future Bus, e testou-o em Amesterdão, na Holanda. O autocarro do futuro percorreu uma distância de 20 kms em regime de semi-autónomo/piloto automático entre a cidade de Amesterdão e Haarlem através do sistema automático City Pilot. Sem piloto/condutor, ou seja, sem ajuda humana, o Future Bus fez a viagem parando em semáforos, passando por túneis e lidando com peões graças ao sistema supracitado.

O Future Bus circula a uma velocidade máxima de 70 km/h e incorpora diversos meios tecnológicos para reconhecer todos os objetos na estrada como as câmaras para detetar, entre outras coisas, os buracos das estradas. Esta invenção destaca a eficiência energética e a sua sustentabilidade.

É mais uma inovação para a “cidade do futuro” sem ser necessário recorrer à ajuda humana para locomover o veículo. Apesar de algumas pessoas afirmarem que as tecnologias e o facto de os automóveis passarem a poderem ser conduzidos de forma autónoma possam acabar com os transportes públicos, a verdade é que também estes aspetos podem ser transportados para este tipo de veículos. A tecnologia usada neste  transporte já foi anteriormente utilizada nos camiões da marca alemã e vem revolucionar, sem dúvida, o futuro dos transportes.

Uma ideia inovadora que vem provar que o futuro, a todos os níveis, parece estar assegurado. Neste caso, os motoristas deste tipo de veículos é que pode não achar muita piada a este novo conceito, porém, para as concessionárias dos veículos e para as empresas do setor, provavelmente irá reduzir os custos mensais com trabalhadores.

http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=55196

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s